A forma como começamos o nosso dia dita a forma como nos vamos sentir, e como vamos enfrentar os desafios de mais uma jornada. Por isso mesmo, começar o dia com o pé direito é fundamental, se quisermos continuar de bom humor, e cheios de energia para tudo o que este novo dia tem guardado para nós.
Por isso mesmo, vamos partilhar consigo como é que a sabedoria milenar do Tantra nos ensina que devemos começar o dia.
O que é o Tantra?
De forma simples, tantra é uma filosofia de vida comportamental, é uma forma de pensar que se pratica no dia-a-dia, trazendo para a nossa vida o equilíbrio, independentemente do que isso significa para cada um de nós.
O tantra não é uma religião, mas sua filosofia integra muitas religiões. Como o tantra se traduz na vida de cada pessoa, o lugar onde ele nos leva depende do quanto queremos expandir nossa mente, e elevar a nossa conexão com o nosso Eu superior.
Não há certo ou errado, apenas o nosso próprio equilíbrio importa. Se estivermos felizes vamos sentir-nos bem e plenos, o que vai acabar por se traduzir naturalmente na vida do dia a dia, dando mais capacidade para o ser se aceitar tal como é.
Quais são os Princípios do Tantra, que deve adaptar à sua vida?
Só somos o personagem principal da nossa vida
Vivemos tão agarrados às necessidades dos outros, que esperamos que sejam os outros a cuidar das nossas. E como o outro não está dentro da nossa cabeça, não tem como saber quais são as nossas necessidades, e algo que pode ser muito importante para mim, pode ser completamente irrelevante para o outro. Se eu ficar à espera que o outro corresponda sempre às minhas expectativas, vou acabar frustrado.
Tal como é injusto esperarmos que os outros satisfaçam todas as nossas necessidades, também é utópico achar que o podemos fazer pelos outros. Nem tudo é sobre nós!
Todos temos um propósito de vida (Dharma)
Reconhecermos e aceitarmos o nosso propósito dá-nos um plano a longo prazo, para a concretização de coisas que terão um grande impacto nas nossas vidas, na dos outros e no ambiente que nos rodeia.
Ele é nosso, e feito à nossa medida, mas demanda compromisso e empenho da nossa parte.
Nada é verdadeiramente nosso.
A verdade é que a vida nos empresta o que precisamos (e não o que queremos) a cada momento. Ela puxa-nos para evoluirmos e nos tornarmos seres humanos melhores.
A vida é nossa professora, e a nossa maior mestre, se a quisermos ouvir, e entender que sempre que aprendemos uma lição, precisamos de um novo trabalho de casa para trabalhar.
Nós somos os únicos responsáveis pelas nossas decisões.
Este é dos mais importantes princípios do Tantra. Muitas das vezes, algumas situações saem tão fora da nossa zona de conforto, ou deixam-nos tão assustados, que se torna mais fácil passarmos a responsabilidade da decisão para outra pessoa, por exemplo, pedindo conselhos. Afinal, no fim do dia, se a coisa der para o torto, pode sempre culpar o outro.
Enquanto não tomarmos a responsabilidade que temos sobre a nossa vida nunca poderemos ir de encontro ao nosso propósito de vida.
A felicidade vem da Autoaceitação
É inegável o poder que a autoaceitação tem na nossa vida. As pessoas que se aceitam tal como são são mais livres e felizes. São também pessoas que vivem sem culpa, e que são gentis consigo próprias.
Aceitar-se tal como é significa entender que não somos más pessoas só por termos errado. E significa também entender que é na diversidade que somos mais felizes. Imagine o quão aborrecido o mundo seria se todos nós fossemos exatamente iguais!
Como deve começar o seu dia?
Ao acordar
Assim que abrir os olhos, respire fundo, espreguice bem o seu corpo. Sinta-se todo, da ponta dos pés, à ponta das mãos. Sinta a sua consciência acordando para o novo dia. Respire e agradeça.
Alongamentos
Depois de se levantar com cuidado, alongue bem o corpo. Primeiro estique os braços sobre a cabeça como se quisesse tocar o teto e a seguir se ponha nas pontas dos pés.
Respire fundo e deixe os braços caírem ao longo do corpo, e a seguir baixe os pés.
Respiração pranayama
Esta forma de respirar é muito conhecida entre os praticantes da terapia tantrica, e também de outras práticas, como o Yoga. Observe o vídeo abaixo para aprender como funciona.
Medite
De seguida faça a sua meditação habitual. Se não tem o hábito da meditação, vá a frente do espelho e olhe para si, converse consigo e seja carinhoso e simpático.
Permita-se um momento de introspecção, conectando-se com esse momento presente e agradeça aos seus pensamentos (mesmo aqueles mais confusos).
Et voilà, está pronto para começar mais um dia em grande!
Esta rotina não leva mais que 15/20 minutos. Não precisa fazer grandes alterações no seu horário, nem no seu modo de vida, apenas viva seu dia-a-dia mais consciente e conectado com cada momento do seu dia.